Códigos SVG












Janela de Fertilidade

“Será que estou tendo relação no dia correto para engravidar”? A questão da fertilidade é um desafio comum para casais, e muitos não têm conhecimento da janela de fertilidade.

É por isso que muitos procuram a Effetto para tirar suas dúvidas e, finalmente, saber qual é o período ideal para maximizar as chances de gravidez.

Se você deseja entender como identificar seu período fértil, este artigo foi pensado em você.

 

Quantas vezes preciso ter relação para engravidar?


Na verdade, como a janela de fertilidade dura cerca de quatro dias, a atividade sexual três vezes por semana é mais que suficiente para que esse intervalo seja contemplado.

Porém, o casal precisa ficar atento aos fatores individuais que influenciam a fertilidade, como desequilíbrios hormonais e patologias ainda não identificadas, a exemplo da endometriose.

Se o casal mantém a janela de fertilidade aberta, com relações regulares, ainda sem o resultado da gravidez, é aconselhável consultar um especialista em reprodução humana para avaliação, diagnóstico e orientação adicionais.

 

Para engravidar, precisa ter relação no dia da ovulação?


Não exatamente. Como mencionado, é comum os casais relatarem que estão tentando “mesmo” há X tempo quando, na verdade, já possuem relações sexuais regulares sem contracepção por um período mais longo do que o referido.

Essa confusão se dá devido ao fato de muitos acharem que precisam ter relações sexuais exatamente no dia da ovulação para poderem engravidar — e que seria pela imprecisão na data que a gravidez não acontece. 

Porém, felizmente, a reprodução humana não funciona assim. Antes de tudo precisamos entender qual é o significado da fertilidade.

 

Significado da fertilidade: entendendo conceitos


O significado da fertilidade humana diz respeito à capacidade natural do corpo humano de reproduzir, envolvendo o aparelho reprodutivo tanto de homens, quanto de mulheres.

Entender conceitos, como o ciclo menstrual, que marca os períodos de ovulação, quando um óvulo é liberado do ovário e pode ser fertilizado, é crucial para quem deseja planejar uma gravidez.

Além disso, compreender a janela de fertilidade, o período em que a concepção é provável, é fundamental para casais que buscam engravidar. 

Todavia, muitos fatores, como idade, saúde, estilo de vida e até estresse, podem afetar a fertilidade. Nesse sentido, buscar orientação médica quando necessário para alcançar objetivos reprodutivos é recomendado.

 

O que é a janela da fertilidade?


“Durante o ciclo menstrual, existe um período ótimo para engravidar: trata-se da janela de fertilidade. Esse intervalo de tempo acontece nos dias que antecedem e sucedem à ovulação, ou seja, corresponde aos dias férteis de cada mulher” afirma a Dra. Carla Regina Schmitz Vigo, especialista em reprodução humana e diretora da Clínica Effetto.

A ovulação é um momento-chave. É nessa hora que o folículo se rompe e libera o óvulo, para que os espermatozoides possam fertilizá-lo.

“Mas, em função dos espermatozoides durarem 72 horas (vivos) no organismo da mulher, a janela de fertilidade se estende um pouco, para dois dias antes e dois dias depois da ovulação”, explica a médica.

Vale ressaltar que, nesse período, o endométrio já está preparado para receber o embrião, permitindo um processo de implantação embrionária bem-sucedido.

Com isso, a gravidez pode seguir adiante.

Uma vez que a janela da fertilidade tem cerca de quatro dias, a pergunta “quantas vezes preciso ter relação para engravidar” fica fácil de ser respondida: a atividade sexual três vezes por semana é suficiente para que o período fértil seja contemplado. 

No entanto, para casais que desejam saber, com maior precisão, quando ocorrem seus dias férteis (aqueles em que é possível engravidar), é preciso considerar as características específicas do ciclo menstrual da mulher.
 
Para saber mais a respeito, assista ao nosso vídeo explicativo:

https://www.youtube.com/watch?v=8zZet21kBt8
 
 

Como encontrar a minha janela da fertilidade?


Sabe a famosa tabelinha? Pois bem, ela serve para indicar o dia da ovulação. A partir daí, é possível aproveitar a janela da fertilidade para manter relações sexuais com o intuito de engravidar.

No entanto, a Dra. Carla Regina destaca que existe um erro muito frequente no cálculo da também chamada janela de implantação — os tais dias férteis. Isso porque, a ovulação ocorre no 14º dia do ciclo, mas isso só vale para quem tem ciclos regulares, de 28 dias.

Aí surge outra dúvida: para engravidar, precisa ter relação no dia da ovulação? A especialista da Effetto também responde a essa pergunta.

“Na verdade, o cálculo do período fértil deve ser feito de trás para frente. Ou seja, ele tem que acontecer 14 dias antes da próxima menstruação”, ensina a especialista.

Por isso é tão importante que a mulher conheça a duração dos seus ciclos. Se a paciente tiver um ciclo mais curto, de 24 dias, por exemplo, o período fértil não será no 14º dia após o início da menstruação, mas bem antes disso. 

Por outro lado, se ela tiver um ciclo longo, de 30 dias, por exemplo, o período fértil será depois do 14º dia.

Ter um calendário menstrual bem organizado permite que esse cálculo possa ser feito com a maior precisão possível, otimizando as chances de gestação. 

Para isso, basta anotar, por alguns meses consecutivos, o dia de início e de término da sua menstruação.
 
 

Quando é indicado recorrer ao coito programado?


O coito programado, também chamado namoro programado, ajuda muitos casais com dificuldade para engravidar.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), ao longo das tentativas, 15% deles descobrem que são inférteis.

Essa técnica de reprodução assistida, considerada de baixa complexidade, é indicada, principalmente, para mulheres com dificuldade para ovular.

É o que ocorre, por exemplo, em algumas pacientes com ovários policísticos.

Mas atenção: se, mesmo mantendo relações durante a janela da fertilidade, vocês estiverem com dificuldades para engravidar, é preciso buscar ajuda especializada e iniciar uma investigação sobre as causas da infertilidade. 

Às vezes, o coito programado pode ser suficiente para viabilizar a gestação. Outras vezes, podem ser necessários tratamentos mais complexos.

Por isso, nossa última dica é: não demore para buscar ajuda! Quando se trata de reprodução, o tempo é um fator de risco importante!

Se precisar, conte com a expertise do corpo clínico da Clínica Effetto. Entre em contato e agende uma consulta!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba em seu e-mail nossos materiais

Envie-nos sua mensagem

Dúvidas? Entre em contato! Preencha os campos abaixo! Logo retornaremos!

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.